No final do ano passado em novembro de 2019, um pouco antes do início da temporada final de Vikings a Netflix anunciou que vai produzir uma série derivada, intitulada Vikings: Valhalla.
Apesar de ser diferente da maioria das séries derivadas, onde seguem praticamente o mesmo caminho, Vikings: Valhalla seguirá com a linha de uma nova fase da vida dos personagens originais, mas claro com muita ação.
O que se sabe até agora é que:
- Provavelmente não estreará em 2021 devido à pandemia de coronavírus, ainda não se sabe se a produção será adiada;
- Será ambientada 100 anos após o final de Vikings;
- Vikings: Valhalla não será escrito por Michael Hirst, Em vez disso, a série será escrita e produzida por Jeb Stuart (Duro de Matar, O Fugitivo). Hirst estará envolvido com Valhalla, mas esclareceu que ele não “escreverá episódios inteiros”.
- Contará com vários dos mais famosos Vikings, a série seguirá as aventuras dos notáveis vikings Leif Erikson, o primeiro europeu a viajar para a América do Norte (exceto a Groenlândia); Freydis, irmã de Leif, que era uma guerreira destemida e ambiciosa (não confunda com com a esposa de Ivar, Freydis, em Vikings); e Harald Harada, um rei da Noruega que tentou, sem sucesso, reivindicar os tronos dinamarquês e inglês.

- Teremos um dos descendentes de Rollo em Vikings: Valhalla. Rollo (Clive Standen) não é um dos pilares de Vikings desde a quarta temporada, mas um de seus descendentes, William (Guilherme), o Conquistador, será uma figura central na nova série.
- Katheryn Winnick (Lagertha) não aparecerá, mas ela pode dirigir algum episódio.
- Alexander Ludwig (Bjorn Ironside) não descarta a possibilidade de retornar ao mundo de Vikings. É claro que o fato de Valhalla ocorrer 100 anos após o drama principal dificultaria a aparência de Bjorn como algo além de algum tipo de flashback ou visão. No entanto, não há nada que impeça Ludwig de aparecer na série derivada como um novo personagem.
- Manterá muitos elementos da série original.
Informações do Poltrona Nerd.